Envie a sua questão


domingo, 4 de setembro de 2022

Artemis: a vida que se desenrola

    No final dos anos 80, meus pais iniciaram um processo de divórcio turbulento que culminou com o suicídio de meu pai. Além do luto mais evidente, comecei a processar outras lacunas: não conseguia me lembrar, por exemplo, de nenhum abraço deles. As melhores lembranças giravam sempre ao redor de festas e viagens.

    Tive um pai que viveu a vida mergulhado em silêncio e uma mãe que só enxergava a própria imagem no espelho. A partir deste repertório, comecei a desenrolar o meu próprio enredo de vida - e, no meu caso, a vida não teria se desenrolado como planejei se eu não tivesse me reconhecido, antes de mais nada, como órfã de pai e mãe.

    Embora minha mãe ainda esteja viva, hoje em dia não temos contato. Pode parecer uma afirmação dramática, mas na verdade digo isso com muita naturalidade. A distância foi um fator essencial para que eu me tornasse uma pessoa mais feliz do que era antes, quando ainda me esforçava para cumprir o script de família “normal”.

    Ninguém pode escolher os pais que tem, mas todos nós podemos escolher o caminho que gostaríamos de trilhar. Com a ajuda da psicanálise e outras ferramentas, quem tem relações tóxicas com pai/mãe é perfeitamente capaz de criar todas as condições necessárias para se libertar e viver uma vida mais saudável. 


Artemis




    
    Querida Artemis, 

    Que sofrimento e, ao mesmo tempo, que beleza! Seu depoimento é tocante, conciso e muito bem escrito. Uma lição de vida e um alento para quem padece, talvez sem saber as razões. 

    Muito obrigada por compartilhar o seu belo caminho para a libertação. 


    A batalha #MeTooMãeTóxica continua. Até mais, este espaço é seu!

Um comentário:

  1. Sinto-me muito agradecida, em nome dos leitores, a estas colaboradoras tão generosas. Sabemos: a magnanimidade também reside em compartilhar. É difícil e doloroso demais falar sobre os próprios problemas, mais ainda revivê-los, escrevendo. Pessoas como "Marisa" e "Artemis" (seus pseudônimos, imagino) sabem que a experiência delas podem guiar outras pessoas. Penso que esta é a única razão pela qual se deram a esta valentia. Meu abraço muito carinhoso às duas! Obrigada 💖

    ResponderExcluir

Fique à vontade. Faça o seu comentário.